quinta-feira, 17 de setembro de 2015

                                                              Tipos de Raízes:
 Raiz fasciculada.
Conjunto de raízes finas que partem de um único ponto, possuindo todas elas o mesmo diâmetro. Esse tipo de raiz também pode ser chamado de raízes em cabeleira. Ela pode ser encontrada em plantas como o milho, a grama, a cebolinha, a cana, entre outras.
Alface

Raiz pivotante.
Também chamada de raiz axial, esse tipo de raiz se caracteriza por apresentar uma raiz principal, da qual saem pequenas raízes que também se ramificam e são chamadas de raízes laterais ou raízes secundárias. Podemos encontrar esse tipo de raiz em plantas como o café, feijão, laranjeira, abacateiro, ipê, etc.
Cariru

Raiz tuberosa.
Ilustração: Sandro Castellil
A principal diferença entre os três é o local em que as reservas de nutrientes são acumuladas. Enquanto em bulbos e tubérculos elas aparecem no caule do vegetal, nas tuberosas elas ficam nas raízes. Para entender melhor essa diferença, observe as três figuras acima. A primeira imagem é uma raiz tuberosa, como a beterraba e a cenoura. Nesse tipo de vegetal, os nutrientes se acumulam dentro da raiz, embaixo da terra, e o caule fica acima da superfície. A segunda figura é de um tubérculo. Ele se caracteriza por ter um caule subterrâneo em formato geralmente arredondado, com gemas, ou olhos, em reentrâncias, que é capaz de armazenar energia em forma de amido e inulina, entre outras substâncias. As raízes do tubérculo apenas fixam o vegetal ao solo, absorvem e conduzem água e nutrientes, sem acumulá-los. Um exemplo clássico de tubérculo é a batata. A terceira imagem refere-se ao bulbo. Como o tubérculo, ele também apresenta um caule subterrâneo, mas seu formato é bem diferente. O caule do bulbo é reduzido a um disco basal ou a um eixo cônico achatado, denominado prato. São exemplos de bulbo a cebola - composta de uma pequena parte mais dura em sua base, que corresponde ao caule (observe a imagem acima), e uma parte maior branca, formada pela sobreposição de estruturas foliares - e o alho - constituído de muitos bulbilhos, cada um com a mesma estrutura básica do bulbo. As raízes desse vegetal também não acumulam nutrientes., esse tipo de raiz se caracteriza por apresentar uma raiz principal, 
 Tipos de Folhas:

 Folhas Modificadas:


Guia Pepino

 Folhas Simples:


Folha Couve

 Folhas Compostas:
Folha Cajamanga





Nenhum comentário:

Postar um comentário